Arquitetura e Urbanismo

Aula de Thau – Ronchamps Capela

Ronchamps …. É realmente uma cidade no norte da França, na região de Franche-Comté, perto da fronteira suíça. Aparece nem no erro em excursões de férias, está longe de qualquer atração turística “e pode ser alcançado através de comboio ou de carro depois de pelo menos uma viagem de 6 horas a partir da Suíça. Nesta aldeia, numa colina, está a capela de Notre Dame du Haut, mais conhecido como Ronchamps Capela, projetado por Le Corbusier no início dos anos 50. A construção desta capela foi feita a partir da compensação que o povo desta vila recebeu depois da  Segunda Guerra Mundial. na verdade era uma re-construção de uma capela para receber os peregrinos Marian, com base em um estilo moderno que estava ocorrendo naquele momento. Por volta do século XX figura-chave seria Le Corbusier, nascido em 1887, sempre esteve à frente de seu tempo em termos de arquitetura moderna.

  

 

Une a perfeição dentro e fora, com linhas curvas, a planta
impossível, os seus volumes (tão importante para ele) e seu vão perfurados para gerar um jogo de sombras e luz dramática.

Le Corbusier era: Teóricas viosionario, arquiteto, pintor…



A capela de Ronchamp é único no estilo de Le Corbusier, neste edifício de seus princípios de padronização e estética da máquina, resultando em uma resposta específica do local. Para a admissão do próprio Le Corbusier, foi o site que forneceu o loci necessários para a resposta, o horizonte visível de todos os lados do morro e do seu património histórico, como um lugar de adoração. Le Corbusier também detectou uma colina sagrada relação com o meio envolvente, as montanhas Jura na distância e colina, dominando a paisagem.

Deixe um comentário